Grêmio

Grêmio
Mais uma vitória em busca do tri!

Internacional

Internacional
A semana, a ideia de Roth, o Inter B.

Grêmio

Grêmio
Maylson garante mais uma vitória

Internacional

Internacional
O Inter estará pronto dia 16?

Fim da primeira fase do Mineiro

27 de mar. de 2010

Como funciona o Campeonato Mineiro?

Para os que não acompanham tão de perto assim explicarei de forma geral. Todos os 12 times da série A enfrentam-se entre si em turno único garantindo pontos através de vitórias (3) e empates (1), da forma tradicional. Ao fim da 11ª rodada - quando terminam estes jogos - os 8 primeiros colocados passam às quartas-de-finais em partidas de turno e returno de forma que o 1º colocado enfrente o 8º, o 2º enfrente o 7º e assim por diante, até a final. Com vantagem de jogar a segunda partida em casa o melhor colocado nesta primeira fase.
Na final, se houver empate em pontos e saldo de gols o melhor colocado é dado como campeão.

Classificações

Com 4 pontos a mais que o segundo colocado (Ipatinga) o Cruzeiro passa à frente na competição com a primeira colocação nesta fase, independente dos jogos deste fim de semana. Os 8 primeiros colocados já estão matematicamente definidos, embora a ordem dos mesmos ainda possa alterar: Cruzeiro, Ipatinga, Democrata, Atlético MG, Tupi, Uberaba, Villa Nova e América.

Jogos

O Atlético enfrentará o Ituiutaba, no Mineirão. O Atlético tem sua vaga garantida para seguir adiante, mas ainda busca por uma melhor colocação na intenção de ampliar as vantagens nas próximas fases. Enquanto o Ituiutaba só estará livre de um rebaixamento se vencer no jogo, e se a partida entre Caldense e América TO não terminar em empate.

O Tupi recebe o Uberlândia numa situação similar à do jogo acima, o Uberlândia depende de uma vitória e do jogo entre Caldense e América TO para permanecer na primeira divisão, enquanto o Tupi torce por um empate ou derrota do Ipatinga para que possa ocupar o lugar do mesmo.

O jogo entre Uberaba e América não será menos emocionante. O América tenta ocupar o lugar do Villa Nova na tabela para não enfrentar o Cruzeiro já nas quartas-de-finais. Já para o lado do Uberaba as chances dependem dos jogos de Atlético e Ituiutaba, e, Tupi e Uberlândia. Dependendo do decorrer dos jogos a derrota pode até vir a ser "boa", tirando o time da reta do Atlético MG.

Ipatinga e Villa Nova se enfrentam de forma que o time mandante não quer de forma alguma perder sua excelente segunda colocação, já o Villa briga por uma melhor colocação, diante da má campanha que vem fazendo não parece ser um jogo muito promissor, mas exatamente aí pode estar a zebra da rodada.

Democrata e Cruzeiro será outra das definissões, embora o Cruzeiro já tenha sua posição garantida e jogará com o time reserva, de olho na Libertadores, alguns dos jogadores que participarão do jogo tentarão mostrar serviço para entrar no disputado time titular. Enquanto o Democrata secará o Ipatinga e tentará vencer o líder para ocupar o segundo lugar.

Caldense e América TO será um jogo decisivo para a parte debaixo da tabela, se empatarem os dois times estão salvos. De forma alguma um deles alcança a próxima fase, mas se um vencer o outro estará dependendo de Uberlândia e Ituiutaba, em seus jogos, para se safar do rebaixamento.

Cruzeiro x Democrata

Como demonstrei o jogo é mais chamativo para a torcida de Valadares que busca a vice-liderança. Porém teremos Fernandinho e Fabrício de volta, W. Paulista e Eliandro deverão mostrar muito serviço pra serem utilizados no jogo de Quarta, assim como Bernardo que também anseia por uma vaga no time titular. Acho que a linha de três zagueiros será utilizada. Temos boas chances de vencer o jogo se o time não estiver com sono. Quem tem reclamado de permanecer no banco - alô Paulista? - tem que mostrar muita disposição neste jogo, até porque disposição é o que o time mais está precisando.
Como não será televisionado - absurdamente, pois o Atlético joga dentro de casa e teoricamente a "torcida vai estar em campo, não na tv", enquanto o Cruzeiro joga fora e a torcida não pode ir ao Mineirão para acompanhar. Mas tudo bem. O que eu ia dizer é que como não será televisionado nos resta o radinho, queria muito vigiar o Bernardo neste jogo para uma postagem especial sobre ele, mas ficará pra próxima.

Vamos ao tri-Rural!
Ah, vale lembrar que estranhamente o Cruzeiro optou por fazer o primeiro jogo da final em casa, queria que fosse o Atlético como mandante de novo, por tradição.

1 comentários:

Brian Coimbra disse...

Opaa, é, foi uma boa primeira fase, os times pequenos surpreenderam um pouco, mas nada de novo, sempre ali no eixo de cruzeiro, atletico, america, ipatinga e Tupi, achei muito ruim o desempenho do Vila nova, muito mal, vamos esperar um bom final né, muita emoção, e esse ano não vai ter aglo e cruzeiro na final não, vai ser antes. Um abraço e parabéns pela postagem.

Me siga no twitter: http://www.twitter.com/Brian_coimbra

ou visite meu blog:http://rir-faz-bem-a-saude.blogspot.com/

Vlw!

28 de março de 2010 às 14:13

Postar um comentário

 

2009 ·Gol de Letras by TNB