Grêmio

Grêmio
Mais uma vitória em busca do tri!

Internacional

Internacional
A semana, a ideia de Roth, o Inter B.

Grêmio

Grêmio
Maylson garante mais uma vitória

Internacional

Internacional
O Inter estará pronto dia 16?

Parabéns aos flamenguistas e um balanço colorado

5 de dez. de 2009

Olá, leitores, torcedores de diferentes times do país.

Parabéns ao Flamengo, e a seus milhões de torcedores no Brasil e no mundo afora. Independentemente do juízo de valor que se faça acerca do que ocorreu da parte do último adversário do "mais querido", já havia escrito que o título ficaria com quem tinha que ficar, no Brasileirão 2009. E é pela justiça do primeiro lugar para o Mengão que - mais organizado e com a bela ascensão deste multicampeão chamado Andrade como treinador - o fato pode se constituir num marco para que o clube carioca volte a realizar suas potencialidades competitivas iguais ou talvez maiores do que as de São Paulo, Internacional e Cruzeiro.

Por falar na Raposa, estendo meus cumprimentos à querida Lilian pela classificação na última rodada de seu time de coração para a Pré-Libertadores da América 2010. Que eletrizante esta derradeira jornada, aliás! O Fluminense tapou minha boca e a de muita gente que acreditava que o tricolor das Laranjeiras não escaparia da segunda divisão. Lamentavelmente, sobrou para o Centenário Coritiba. O que não justifica as cenas de selvageria vistas no estádio Couto Pereira e que precisam render punição exemplar aos vândalos. De passagem, considero que a maior goleada do campeonato ter sido aplicada pelo Coxa no vencedor ratifica minha tese de que só deveriam cair três para a Série B. Descendo antepenúltimo, penúltimo e lanterna, sem dúvida, estaria de bom tamanho. Paciência se diminuirá uma vaga para quem não ficou na elite. A pergunta que não quer calar é: quem tende a contribuir mais para um Campeonato Nacional? Um Coritiba, um Botafogo (que escapou também com méritos), ou, com todo o respeito, o Atlético-GO?

Para o meu Colorado, que encerrou a temporada de seus 100 anos jogando bem, goleando o Ramalhão, ficou adequado o vice-campeonato. Agora, é preparar uma grande equipe para o mais importante torneio continental, que reunirá dois grandes paulistas, um de Porto Alegre, um do Rio de Janeiro e outro de Belo Horizonte. O começo desta montagem passa, logicamente, pela escolha de um bom técnico. Estou entre os que acreditam existirem mais vantagens do que perdas com a recusa de Vanderley "Luxa". Vejo com bons olhos a perspectiva de uma negociação com o estrategista que está deixando a LDU. As amostras do conjunto equatoriano - ainda que não tenha conseguido a classificação para a próxima edição da Copa Libertadores - contam pontos a favor do uruguaio Jorge Fossati (não sei se a grafia do sobrenome está correta), já que Silas (injustiçado na escolha para melhor profissional em sua função no Campeonato Brasileiro) foi para o Grêmio.

O caminho para a glória maior das Américas consiste na atitude de 2006. Se priorizar totalmente a campanha na fase de grupos, ficando entre os dois primeiros na classificação geral, o Inter decidirá sempre no Beira-Rio durante as fases "mata-mata", e se tornará fortíssimo candidato. Priorizaria quatro reforços: um goleiro (ah, se Lauro não falhasse contra o Barueri.....ok, o Brasileirão terminou!), um lateral direito, um volante (principalmente se Sandro for jogar na Inglaterra) e um grande meia-atacante para compor com Guiñazu (uma unanimidade entre os melhores do campeonato) e Guiliano um setor onde as coisas se decidem que imponha respeito. Se Alecsandro não ficar, quem sabe um ótimo atacante, como Rafael Sóbis? Dizem que sofreu uma lesão gravíssima, mas a medicina esportiva no Brasil hoje transmite confiança de plena recuperação em quase todos os casos. Um feliz 2010 a todas as torcidas!

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Gol de Letras by TNB