Grêmio

Grêmio
Mais uma vitória em busca do tri!

Internacional

Internacional
A semana, a ideia de Roth, o Inter B.

Grêmio

Grêmio
Maylson garante mais uma vitória

Internacional

Internacional
O Inter estará pronto dia 16?

Santos x Grêmio

10 de mai de 2009

Amigos do Brasil, estarei aqui regularmente no “gol de letras” para escrever sobre o Alvinegro Praiano, o Santos FC.

Sou Professor de Química da Rede Pública do Estado de São Paulo, santista desde 1967 e escrevo sobre o Santos no blog do marcão (http://brfut.blogspot.com/) e no www.santistaroxo.com.br Também sou associado ao Santos FC, participando do grupo oposicionista “Resgaste Santista”.

E como todo santista, tenho orgulho da história fantástica do clube... história essa que impulsionou para que eu organizasse um arquivo bem razoável das partidas do Peixe.. e é desse arquivo que tiro algumas histórias...

Nesse domingo começa o brasileirão... Santos x Grêmio no Olímpico, sem dúvida um dos destaques da rodada. Um clássico mundial, afinal são dois campeões do Mundo que se enfrentam logo de saída...

Aliás, qual seria o 1º confronto oficial entre Santos x Grêmio? Em 1971? Não, meus amigos ... aconteceu bem antes, afinal já existiam Campeonatos Oficiais no Brasil, antes da Ditadura Militar, antes de 1971.
Em 1959, em plena Democracia, vivendo no êxtase do Campeonato Mundial conquistado na Suécia, durante a I Taça Brasil (o campeonato brasileiro da época), o tricolor gaúcho visitava o Santos FC, na Vila Belmiro, e perdia por 4x1, perante umas 18.000 pessoas

Particularmente, minha melhor lembrança entre o Peixe e o tricolor gaúcho é de 1972, para o bem e para o mal... foi nesse ano que aprendi o que era enfrentar um time guerreiro e lutador como o Grêmio... uma vitória e uma derrota levaram um garoto de 11 anos a compreender a euforia de uma vitória e a dor da desclassificação .... melhor do que descrever, é conhecer essas partidas:

Santos FC 3x2 Grêmio FPA (Porto Alegre)
Data: 14/10/1972
Local: Pacaembu - São Paulo (SP)
Competição: Campeonato Brasileiro
Renda: Cr$ 100. 648,00
Público: 15.896
árbitro: Valquir Pimentel
Gols: Edu 5' e 80' e Nenê 14' (SFC) – Oberti 22' e 60' (GFPA)
SFC: Cláudio; Orlando “Lelé”, Carlos Alberto Torres, Oberdã e Zé Carlos; Léo Oliveira e Nenê; Jair da Costa (Paulo), Alcindo, Adílson e Edu.
Técnico: Pepe
GFPA: Jair; Everaldo, Ancheta, Beto Bacamarte e Jorge Tabajara; Jadir e Carlos Alberto; Buião (Marcos), Oberti, Laírton e Loivo.
Técnico: Daltro Menezes
Expulsão: Carlos Alberto Torres (SFC)
Uma bela virada santista. Vibrei nas arquibancadas com o golaço de Edu numa cobrança de falta, Edu que foi um dos maiores pontas do futebol brasileiro... e um desfile de craques: Carlos Alberto Torres, Everaldo, Alcindo, Ancheta, Edu, Jair da Costa...

Santos FC 0x1 Grêmio FPA (Porto Alegre)
Data: 14/12/1972
Local: Pacaembu – São Paulo (SP)
Competição: Campeonato Brasileiro (segunda fase)
Renda: Cr$ 505.658,00 (rodada dupla, na preliminar Corinthians x Ceará)
Público: 68.961
Gol: Oberti (GFPA)
SFC: Cláudio; Orlando “Lelé”, Carlos Alberto Torres, Oberdã e Zé Carlos; Clodoaldo e Afonsinho; Jair da Costa (Alcindo), Nenê, Pelé e Edu.
Técnico: Pepe
GFPA: Picasso; Espinosa, Ancheta, Beto Bacamarte e Jorge Tabajara; Paulo Sérgio, Carlos Alberto e Carlinhos (Buião); Oberti, Mazinho e Loivo.
Técnico: Milton Kuelle
Carlos Alberto Torres perdeu pênalti
Dois meses depois o tricolor gaúcho “dava o troco”. Num Pacaembu lotado (2º maior público da história do Estádio), o Grêmio (empurrado por um monte de corintianos) vence o Santos e praticamente elimina o Alvinegro das finais do Brasileiro de 72. Uma noite triste para um jovem torcedor santista, que ainda viu Carlos Alberto Torres perder um pênalti.
Esse Grêmio, viu...

O que esperar da partida de domingo? Aquilo que Santos e Grêmio sempre proporcionaram: equilíbrio, garra e dedicação.
De minha parte, confio nos novos “Meninos da Vila”...
Vai, Santos, em busca do enea!!!!

Guilherme Nascimento

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Gol de Letras by TNB