Grêmio

Grêmio
Mais uma vitória em busca do tri!

Internacional

Internacional
A semana, a ideia de Roth, o Inter B.

Grêmio

Grêmio
Maylson garante mais uma vitória

Internacional

Internacional
O Inter estará pronto dia 16?

Falcão, Maestro do Futebol

12 de abr. de 2011

Olá, leitores, torcedores de diferentes times do país. Os jogadores do Internacional deram no mínimo uma prova de bem maior vontade sem Celso Juarez Roth, e golearam ao natural o Canoas, pelo Campeonato Gaúcho no Gigante da Beira-Rio. No 6X2, destaque para Rafael Sóbis, jogando como verdadeiro atacante, permitindo ao Time atuar em um esquema 4-4-2, na forma moderna. Porém, logicamente o assunto do começo da semana é a volta de Paulo Roberto Falcão ao cargo de treinador, depois de demoradas negociações.

O novo técnico do Colorado foi o melhor volante que vi dentro das quatro linhas. Está seguramente entre os mais importantes jogadores brasileiros do século passado. Atuava como um maestro, movimentando-se com rara elegância e orientando os companheiros em campo. Deu grandes alegrias na minha infância. Tenho, inclusive, uma foto ao lado dele, na praia em que veraneava, quando guri. No entanto, acredito que o fato de estar há mais de 15 anos longe de um vestiário pode pesar contra o Ex-Craque. Mantenho, admito, certo ceticismo, mesmo dando de barato que pode ter evoluído desde sua rápida experiência lá no começo dos anos 90 como treinador, estudando de maneira autodidata e conversando com profissionais de ponta do mundo inteiro.
Porém, inegavelmente o Bola-Bola (apelido como é conhecido no Rio Grande do Sul, principalmente) tem inteligência e concepções extremamente interessantes sobre futebol, apresentadas como comentarista. Pode inovar, tentando táticas diferentes (dizem que pensa em 3-4-3, como formatação adequada para compactar um time), e desfruta de enorme apoio da torcida, o que conta muito em um momento de disputa da Taça Libertadores. Gente muito bem informada afirma que Julinho Camargo, o qual comandava o Novo Hamburgo e foi contratado como auxiliar do Clube, pode dar uma contribuição excepcional para melhorar o trabalho do maior ídolo da década de 70. Camargo dirigia a gurizada Sub-15 Campeã de Tudo, em 2000, a equipe que tinha o goleiro Renan, bem como os gêmeos Diego e Diogo.
Na primeira entrevista coletiva, assumindo o lugar que era de Celso Juarez Roth, Falcão deu uma declaração forte, afirmando que os dois objetivos são conseguir títulos – que esteve perto de arrebatar como jogador, tanto na América como na Europa, não alcançando glórias continentais, por pouco – e bater o recorde de permanência de um técnico no Inter. Ele sabe que uma meta está ligada à outra. Já começou a ganhar o grupo de atletas, convidando as lideranças dos jogadores para sua apresentação. Somente Guiñazu não compareceu.
Fonte relativamente confiável me disse que os boleiros andaram impondo a escalação de Índio, na recente derrota em terras mexicanas. Se for verdade, as providências em relação ao sistema defensivo, deveras vulnerável, estão ameaçadas. Quem sabe, resida neste ponto a imediata prova de fogo para o treinador Paulo Roberto Falcão em sua nova fase.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Gol de Letras by TNB