Grêmio

Grêmio
Mais uma vitória em busca do tri!

Internacional

Internacional
A semana, a ideia de Roth, o Inter B.

Grêmio

Grêmio
Maylson garante mais uma vitória

Internacional

Internacional
O Inter estará pronto dia 16?

O grande clássico nacional

12 de mar. de 2010


A mídia cria vários grandes clássicos no eixo Rio-SP, mas é algo mais capitalista que realmente clássico. O verdadeiro clássico nacional é Cruzeiro e Internacional, longe de serem times de torcidas rivalizadas ou terminar em casos policiais. O verdadeiro espírito de clássico de futebol está presente nestes jogos.

Tudo começou na década de 70, uma amarga derrota para o Colorado nos rendeu o vice-campeonato do Brasileirão de 75, o troco veio em 76 num dos jogos mais memoráveis do Mineirão, Cruzeiro 5 x 4 Internacional, pela Libertadores. Depois, de novo, batemos o Inter dentro do Beira Rio por 2 x 0, tirando o que restava de esperanças para que o Colorado passasse à frente na competição (Libertadores 76).

Em 1977 o clássico repetiu na semi-final da Libertadores: primeiro mais uma vitória celeste no Beira Rio, depois um empate sem gols no Mineirão. Para amargar um pouco mais o chimarrão quem passou à frente foi o Celeste, que tropeçou diante do Boca Juniors levando o vice da Libertadores daquele ano.

Os anos se passam e o clássico continua. Ano passado tivemos uma prova da força dos dois times num Inter 2 x 3 Cruzeiro, também memorável, dentro do Beira Rio. Jogo que tive a impressão de ver o mesmo espírito da década de 70 agir, com uma virada espetacular do Cruzeiro que foi o pontapé pra reação no Brasileiro.

E agora? O sorteio da CBF escala uma visita do Cruzeiro ao Internacional logo na primeira rodada. Mais que um jogo para começar o campeonato bem é uma final à mais na história do confronto. Não, não estou enlouquecendo nem olhando a tabela de cabeça pra baixo, o primeiro jogo do Brasileirão terá sim gosto de final.

Espero manter as tradições ao invés de deixar o colorado descontar as amargas derrotas de 70, como propôs em postagem anterior meu amigo Marcelo Dorneles que calcula um jogo dos times pelas oitavas-de-finais da Libertadores deste ano.

Dos 64 jogos disputados o Internacional tem a vantagem, com 24 vitórias, o Cruzeiro chega perto, com 22. São 18 empates. Os Colorados já marcaram 85 gols contra 84 Celestes. O grande artilheiro do confronto é Joãozinho com 6 gols.
Desculpem qualquer erro, mas algumas fontes são contraditórias. De qualquer forma temos a certeza do equilíbrio dos números entre os gaúchos e os mineiros - inclusive com o Grêmio, que falo em outra oportunidade.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Gol de Letras by TNB