Grêmio

Grêmio
Mais uma vitória em busca do tri!

Internacional

Internacional
A semana, a ideia de Roth, o Inter B.

Grêmio

Grêmio
Maylson garante mais uma vitória

Internacional

Internacional
O Inter estará pronto dia 16?

O jogo no Oriente e o caso de Fernandão

5 de ago. de 2009

Olá, leitores, torcedores de diferentes times do país.

Pois o Internacional, sem empolgar, e nem podia ser diferente, dado o cansaço da viagem e o gramado estranhamente ruim em terras japonesas, venceu o Trinita. É mais uma taça além-fronteiras, esta de nome esquisito, pelas malícias do nosso idioma: "Suruga". No entanto, não foi mais do que a obrigação aquilo que o Colorado cumpriu hoje, cedo da manhã, pelo horário brasileiro.

Agora, o foco já se volta para o empolgante Campeonato Nacional, onde nenhum time consegue assumir "a pinta" de favoritaço ao título. O Inter, se a direção cumprir a promessa de dois ou três reforços, tem condições, sim de alcançar o primeiro lugar. O exemplo de 2008 do São Paulo está bem presente na memória. O tricolor do Morumbi conseguiu tirar 11 pontos de desvantagem em relação ao Grêmio, no começo do returno!

E Fernandão mereceria ser recontratado? Parto de uma premissa diferente da maioria dos colorados. Apesar da importantíssima liderança que exerceu no Time, em período vitorioso, não creio que tenha jogado um futebol que o torne merecedor de estar numa Seleção Centenária do Internacional de todos os tempos, por exemplo. Na minha opinião, respeitando evidentemente quem diverge, o melhor jogador da Equipe Vice-Campeã Brasileira de 2005 e Campeã da América 2006 (com formação já influenciada pelo técnico Abel Braga) foi Paulo César Tinga. Claro que Fernandão se mostrou um bom atacante, além de carismático.

Entretanto, precisamente porque, quando saiu, não estava em fase de excelente rendimento, penso que sua volta constituiria uma espécie de oportunidade para encerrar a carreira em alto nível no Clube que lhe deu os maiores títulos de sua bela trajetória profissional. E acrescentaria qualidade, sim, ao setor ofensivo colorado. Porém, é perfeitamente compreensível que, embora não diga publicamente, a direção avalie que ele não compensaria o investimento nesta fase de sua carreira e que o grande capitão tenha optado pelo Goiás, onde jogará ao lado de Iarley, este sim, de memorável atuação no Torneio Mundial em que o Alvirubro conquistou o planeta. Vale lembrar que, neste momento, a agremiação do centro-oeste estaria na Copa Libertadores da América 2010. E, coerente com meu raciocínio acima, não julgo impossível que lute pelo título. Então, que o autor do milésimo gol da História dos confrontos entre Grêmio e Internacional tenha toda a sorte na volta para sua terra!

0 comentários:

Postar um comentário

 

2009 ·Gol de Letras by TNB