Grêmio

Grêmio
Mais uma vitória em busca do tri!

Internacional

Internacional
A semana, a ideia de Roth, o Inter B.

Grêmio

Grêmio
Maylson garante mais uma vitória

Internacional

Internacional
O Inter estará pronto dia 16?

Opções táticas do Cruzeiro

16 de jan. de 2010

Ano passado com a chegada de Guerron a torcida pedia um 4-3-3 com Guerrón, Kléber e W. Paulista. O técnico AB preferiu manter o 4-4-2, com três volantes e um armador, por conta da zaga instável, com Leo Silva tendo que dar conta do recado sozinho já que não encontra uma dupla estável.
Como eu disse é muito importante a contratação de um zagueiro à nível títular já que não temos tanta certeza ainda se Caçapa atenderá às expectativas e também precisamos de um reserva que não precisa "ser marcado pelo próprio time". Se este problema resolver teremos muitas opções táticas para variar e escapar das possíveis anulações táticas.

A atual formação 4-4-2:

G: Fábio
LD: Jonathan
LE: Diego Renan
Z: Leonardo Silva, Caçapa
V: Henrique, M. Paraná e Fabrício (clique para ler sobre a "vaga" deixada por Fabrício)
M: Gilberto
A: Kléber, W. Paulista (Thiago Ribeiro, Guerron)

4-3-3

A primeira opção é o 4-3-3, citado acima. Com a saída de Marquinhos Paraná (volante) para a entrada de Guerrón (meia-ofensivo) ao lado de Gilberto. Ficando, neste caso, a dupla de ataque como Kléber e W.Paulista, tendo ainda Anderson Lessa, Soares e T. Ribeiro na reserva para possíveis variações na disputa de dois campeonatos paralelos. E o meio-campo também com muitas opções de variações e reservas, como M. Paraná, Fabinho, Elicarlos, Bernardo, Pedro Ken e Eliandro (clique para ler sobre a renovação de contrato de Eliandro).

4-4-2 (com winger)

Ao invés do atual 4-4-2, tradicional no Brasil, com dois volantes e dois meio-campos em linha teríamos os wingers. Atualmente não observo tal formação em nenhum time brasileiro, mas acho que o Cruzeiro é um dos times que têm a chance de começar esta formação tática que deixa o time muito bem distribuido em campo.
O time tem volantes de muita qualidade: tanto Henrique, M. Paraná quanto Fabrício são bons na defesa, têm bom toque e podem subir um pouco quando necessário. Logo, lá atrás estaria tudo certo. Os laterais Diego Renan e Jonathan - ainda temos Fernandinho que tem muita qualidade e está voltando, podendo até tomar a vaga de Diego Renan - fazem o papel de "lateral defensivo" subindo para assistir ao ataque quando preciso.
Guerrón e Gilberto jogariam mais abertos no campo de ataque subindo apenas um dos dois por vez, armando os ataques sem deixar um espaço grande no campo, e mesmo que deixassem sempre haveriam quatro jogadores (ou cinco) no campo de defesa. Kléber e WP mandavam pra rede.

______________________________________
De toda forma acho que deveria diminuir um volante para a entrada de Guerron, apesar do trio de volantes ser o melhor do Brasil e assistirem ao ataque e até marcarem acho que opções de tática nunca são demais, principalmente para variar o elenco um pouco na disputa de duas competições LA e Mineiro - LA e Brasileiro.

Ah, e lembrando amanhã tem jogo pela copinha as 10h e será transmitido pela Rede Vida. Cruzeiro rumo ao bi.

1 comentários:

Tb7 disse...

gostaria muito de ver o cruzeiro com uma formação + ofensiva mas sem deixar a defesa descoberta apoio ... no caso do 4-4-2 com Winger ( formação vitoriosa em vários times ) nâo sei se os jogadores do cruzeiro são os ideais para essa tática já que os jogadores de meio do cruzeiro são mais centralizados acho que para essa tática funcionar Gilberto teria que jogar pelo meio como volante ja que essa posição precisa de um bom passe de boa mas nessa posição.. assim tendo que usar como winger M. Paraná e Guerrón o q revosaria a lateral de campo mas perderíamos em marcação na área central do gramado, assim deixando expostos nossos zagueiros ( q não são os mais confiáveis ) é uma tática boa q distribui bem o time mas n sei se o elenco do cruzeiro é apropriado...espero que A.B faça testes nesse esquema pois mesmo o cruzeiro n me parecendo ideal possui um bom time q pode nos surpreender

@Thalesbatata

17 de janeiro de 2010 às 00:51

Postar um comentário

 

2009 ·Gol de Letras by TNB